O Mont Serrat Cervejaria receberá moradores e turistas que terão a oportunidade de degustar as bebidas, além de acompanhar seus preparos
Campo Alegre está prestes a ganhar uma cervejaria que terá como carro chefe a história da tradição desta bebida em Santa Catarina. Ainda em fase de finalização, o Mont Serrat Cervejaria, construído entre as colinas na localidade de Faxinal, receberá moradores e turistas que terão a oportunidade de degustar as bebidas, além de acompanhar e participar de seu processo de produção, e as histórias por trás de seu preparo.

Fundada pelo ex-bancário Fernando Veronese, que tem como sócios a esposa Ana Julia Crocomo Veronese e os sogros, o cervejeiro conta que está otimista com o novo empreendimento, que tem como previsão de inauguração o mês de fevereiro do ano que vem.
Em uma visita do Folha Norte SC ao local, Fernando mostrou um roteiro que planejou para tornar a visita ainda mais atrativa, que tem como início a casa enxaimel, por onde os visitantes iniciarão o passeio.
“A família da minha esposa tem um imóvel no centro de Joinville e lá havia uma casa enxaimel que eles pretendiam demolir. Como a casa tinha um valor sentimental para meus sogros e esposa, decidimos desmonta-la e veio a ideia de usá-la como ponto de partida para a construção da cervejaria”, conta.

Em seguida, todos serão convidados para irem aos fundos do salão onde estão os tonéis de preparo da mistura e fermentação das bebidas que, segundo Fernando, serão no total de 12: três cervejas de cervejarias convidadas e outras nove da pequena fábrica. “Elas serão divididas em três categorias: três cervejas leves, para as pessoas que estão começando a beber cerveja artesanal; três cervejas intermediárias, para as pessoas que já conhecem as cervejas artesanais, e três cervejas extremas para as pessoas que já são fissuradas pela cerveja artesanal”, conta.

Para Fernando, a diferença das três cervejas está na intensidade que, para iniciantes, pode não parecer agradável, por isso a moderação das primeiras provas. “Queremos que o cliente tenha a melhor experiência possível”, destaca.
Antes dos primeiros tijolos
Fernando revelou em entrevista que estava insatisfeito com a sua carreira como bancário, em Florianópolis. Decidido a mudar de vida, foi estudar mais sobre algo que sempre gostou: a cerveja. Ciente de que era com este empreendimento que dedicaria sua carreira, fez uma pós-graduação na Escola Superior de Cerveja e Malte em Blumenau e, após, uma beer trip pela Europa.

Ao retornar para o Brasil, trouxe da Alemanha a ideia de um brew pub, onde a cerveja pode ser consumida no auge de sua qualidade, em um ambiente agradável e acolhedor. O cervejeiro conta que, para abrir o espaço, visitou alguns municípios da região, e optou Campo Alegre para concretizá-lo, “por vermos na cidade um grande potencial, clima agradável, ambiente tranquilo, paisagem exuberante e proximidade com grandes centros”, afirma.
Texto: Herison Schorr
Jornalista formado pela Faculdade Bom Jesus Ielusc
Parabéns e muito sucesso, pretendo conhecer.
Adorei 👏👏👏👏
Parabéns, Xopa! Depois de muito esforço, vem o resultado!
Parabéns pela bela iniciativa. Isto é empreendedorismo.Sucesso
Parabéns pelo belíssimo empreendimento, sucesso.
Parabéns aos cervejeiro e família. Desejo sucesso pleno.