Professora de Araquari participa de grupo nacional de contação de histórias

Ela está entre contadores de todo o Brasil que apresentam histórias regionais

A professora Sirlei Rodrigues Peletti de Morais, 37 anos, moradora do bairro Itapocu, em Araquari, tornou-se parte de um conjunto nacional de contadores de histórias por meio da Rede Brasil de Histórias e Todos os Cantos. Formada em Letras, ficou conhecida, primeiramente, no município araquariense com a divulgação de vídeos de suas narrativas.

Como Princesa Poesia, a professora Sirlei tornou-se conhecida nacionalmente contanto histórias de escritores da região. Foto/Acervo

Sirlei revela que, desde sua formação, nunca gostou de optar por apenas passar conteúdo escrito, dando espaço para a criatividade na hora de lecionar. “Sempre fui apaixonada pelo universo lúdico, pelas aulas mais dinâmicas”, diz a professora que gosta de usar o teatro para ensinar. Nos vídeos, às vezes, ela atua com a personagem ‘Princesa Poesia’.

Itapocu e suas histórias!

No mês do Folclore, do resgate das tradições e conhecimento do nosso povo, trago um Cordel de homenagem a pessoas que representam e significam muito para o nosso bairro de Itapocu, Araquari SC,Com muito orgulho e carinho:Itapocu e suas histórias- Pedrão dos Cordéis e Grupo de Idosos Aliança.

Posted by Me encanto, depois eu conto. on Monday, August 24, 2020
Gravação/Divulgação

Durante a pandemia, a professora conta que sentiu vontade de fazer algo diferente para seus alunos e, após uma tarde com o filho, iniciou o que seria mais uma forma de se distrair com a arte: gravar vídeos contando histórias. Apenas com o celular, ela começou a produzir vídeos e a postar na página do Facebook. “Bastante gente comentou, achou legal, então, pensei: vou fazer uma página com contações e narrações”, fala.

Com a ajuda do filho, a professora oferece aos alunos uma nova forma de ouvir histórias. Foto/Avervo

Com inúmeros compartilhamentos, Sirlei conheceu muitas pessoas e organizações de contações de histórias e se envolveu com a Rede Brasil de Histórias e Todos os Cantos, que tem sede em Sergipe. Depois, começou a fazer as lives interagindo com as pessoas, onde convidou outros contadores e escritores para participar do projeto. “Eu gosto de contar histórias de escritores novos, que não são tão conhecidos”, conta ressaltando que, além de divulgar novos trabalhos, a proposta também torna-se mais acessível, por não haver problemas com direitos autorais.

Mãe e filho contam a história: O menino e o pássaro encantado, do autor Rubens Alves. Gravação/Acervo.

Hoje, Sirlei diz que diminuiu o ritmo de publicações no canal, por conta dos afazeres domésticos e também por priorizar a qualidade dos vídeos. Preparada para projetos futuros, a professora conta que já participou de um evento internacional e ministrou oficinas de edição de vídeos e demais atividades relacionadas à narração.

Confira o trabalho de Sirlei no Facebook e no Youtube .

Graziela Tillmann
Graziela Tillmann

Jornalista formada pela faculdade Bom Jesus/Ielusc

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

Seu email não será publicado


*