Para celebrar a chegada do inverno, conheça o grupo Campo Alegre em Fotos

Moradores e turistas compartilham fotos de seus passeios no município considerado o “Paraíso da Serra”

Entre, aconchegue-se. Aceita café? Chocolate quente ou chá? Chimarrão? A lareira já está estalando a brasa de folhas de araucária, pois o inverno acabara de chegar. Campo Alegre é conhecida como o verdadeiro paraíso da serra do Planalto Norte catarinense e a chegada da estação mais fria do ano é um momento especial esperado pelos moradores e turistas da região. 

Em meio a hortênsias e ovelhas; araucárias  e chalés; lareiras e cuias de chimarrão, o município celebra a cada amanhecer, que sempre foi revelador de imagens inesquecíveis. Do sol levantando a serração, derretendo a geada e, em eventualidades, a própria neve.

Para registrar estas lembranças, moradores e turistas criaram o grupo no Facebook Campo Alegre em Fotos, onde compartilham desde janeiro do ano passado fotografias de suas passagens no município serrano.

Registro de neve em Campo Alegre compartilhado por Andréa Maria Eberhardt Munhoz.

Fundadora do grupo, a aposentada Maria Tereza Ternes Manteuffel, 67 anos, mora em Joinville, mas visita Campo Alegre desde sua infância. A vontade de criar um local para compartilhar registros dos passeios com seus amigos é resultado de um antigo carinho que sente pelo local. 

“É tudo sobre uma paixão de criança, quando eu passava férias escolares na fazenda do irmão da minha avó paterna. Sempre sonhei em ter uma pequena Gramado em Santa Catarina” conta. 

Ovelhas e hortênsias são comuns nas paisagens de Campo Alegre. Foto: Carmen Hagedorn

O primeiro passo após a criação do grupo, foi convidar seus amigos próximos, à medida que também pedia para seus amigos adicionaram demais pessoas para compartilharem fotos de Campo Alegre. “Foi um processo lento no início, procurei fotos na internet, e dos sítios, locais de eventos… Promovi muita gente dentro do grupo”, conta.

Floresta de cogumelos dão aos visitantes a sensação de estarem em um conto dos irmãos Grimm.
Foto: Carmen Hagedorn

De acordo com Maria, as pessoas vão participando e, aos poucos, o grupo vai crescendo e, por isso, passou a responsabilidade da administração dele para outros amigos.  “Sou muito intensa em tudo que faço, dedicação quase que exclusiva, por isso não quero mais fazer parte da administração”, revelou. Os administradores têm o trabalho de analisarem as fotos, para identificar se realmente são do município e, também, escolher a foto da semana para ilustrar a capa do grupo, dinâmica criada por sua fundadora.

Maria em uma floresta de cogumelos. Foto/Divulgação

Para Maria, Campo Alegre é um município privilegiado pelo seu clima “ao contrário do calor que faz em Joinville”, conta ao lembrar os dias de verão na cidade. A natureza da região também é um exemplo de exuberância, assim como sua geografia. 

“Amo o verde, o ar puro das montanhas; é preciso mais para ser feliz?”, questiona.

Rolf Brietzig, 55 anos, um advogado apaixonado por fotografia, é um dos quatro administradores do grupo e, assim como Maria, também mora em Joinville, mas tem um carinho especial por Campo Alegre.

Rolf com a filha em um passeio no município. Foto/Divulgação

Ele revela ser um dos primeiros membros do grupo e, posteriormente, foi convidado para ajudar na seleção de fotos e análise e liberação de conteúdo, na condição de administrador. 

Ovelha com seus filhotes. O registro feito pela Pousada e Fazenda Leão Da Montanha.

O administrador do grupo destaca que sua principal função é divulgar os locais mais belos da região e apresentar para os visitantes do grupo todas as regras e objetivos. 

Amanhecer gelado em Campo Alegre. Foto: Cláudio José Cambusano

 “O grupo Campo Alegre em Fotos tem a finalidade de resgatar coisas boas e imagens bonitas desta região e nos ajudar a conhecer melhor a cidade e seus arredores. Não é um fórum para críticas, discussões, polêmicas envolvendo a cidade, fatos ou pessoas. Pretende, enfim, contribuir para o bem-estar e equilíbrio emocional de todos os seus integrantes e ser uma fonte de inspiração para enfrentarmos os desafios diários que a vida nos apresenta”, comenta.

Moradores ilustres do município. Foto: Denise Lorenzett

O crescimento do grupo, segundo o advogado, foi gradual. “Considerando que  houve bastante identificação das pessoas com as fotos dos lugares, o crescimento do grupo aumento bastante”, afirma Rolf que, hoje, administra 5.369 membros.

Durante a entrevista, o Folha Norte SC pediu para Rolf escolher a foto que mais chamou sua atenção durante a administração do grupo e a escolhida foi feita por Emanoel José Tasca, que recebeu 260 curtidas.

Foto feita por Emanoel José Tasca.

A possibilidade de atrair turistas com as fotos apresentadas no grupo, para Rolf, é difícil de afirmar, mas de acordo com ele, as pessoas costumam pedir informações sobre a localização dos lugares que gostam mais. “É possível e provável que visitem sim. Na verdade, a sensação que tenho é que somos um grupo de amigos, procurando contribuir para conhecer melhor a região de Campo Alegre”, conta.

Herison Schorr
Herison Schorr

Escritor e jornalista pela Faculdade Bom Jesus Ielusc

Input your search keywords and press Enter.