Conheça a tradição garuvense de vender árvores frutíferas a preços acessíveis

São cerca de 100 espécies, dentre elas, as enxertadas, que dão aos moradores a oportunidade de cultivarem um mini pomar em seus lares

Há cerca de trinta anos, maio é recebido com ansiedade pelos moradores de Garuva. Todos os anos, a prefeitura do município em parceira com o Sindicato de Trabalhadores Rurais disponibiliza uma média de 100 espécies de plantas, dentre elas: árvores frutíferas, ornamentais e flores com preços acessíveis para cada morador ter a oportunidade de cultivar e colher frutas no quintal de sua casa, em um mini pomar, já que todas as mudas frutíferas são enxertadas.

Foto: Márcia Correia

A orientadora educacional Márcia Correia, 55 anos, conta que compra mudas há quatro anos, e, de lá para cá, sempre espera as novidades ofertadas em cada temporada, a medida que colhe os frutos de seu quintal, como os belos cachos de uva. “Pensar que foi você que plantou e depois vai colher ou admirar, não tem preço; é único”, conta.

A orientadora incentiva as pessoas a adquirirem suas mudas, porque, segundo ela, o resultado é muito gratificante. Foto: Márcia Correia

Dentre os espécies, as mais escolhidas por ela, além das videiras, são azaleias e palmeiras reais, as quais, ornou o jardim de sua casa na praia.

Ruth Küster, 52 anos, auxiliar administrativa do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Garuva conta que, todos os anos, são mais de 2 mil mudas vendidas e que no ano passado a árvore mais solicitada foi a ponkan, com 71 exemplares vendidos. Este ano, as novidades são os pés de framboesa, bacupari, butiá e a tão esperada goiaba tailandesa, que dá frutos em uma pequena árvore.

Foto: Ilustração

Para os leitores de Garuva e região que quiserem adquirir as mudas, entre em contato pelos telefones (47) 34453130, (47) 34458241, (47) 34458245 ou receba mais informações no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Garuva e na prefeitura. As mudas estarão disponíveis entre os dias 13 – pela manhã – e 14 de julho e devem ser retiradas no depósito da prefeitura municipal.

Confira a tabela de preços!

Herison Schorr
Herison Schorr

Escritor e jornalista formado pela Faculdade Bom Jesus Ielusc

Input your search keywords and press Enter.