Artesão e colecionador, garuvense apresenta sua frota de ônibus em miniatura

Seu fascínio pelos veículos começou aos 12 anos quando encontrou, pela primeira vez, o ônibus da empresa Garuvatur a caminho da escola

O estudante da Escola de Educação Básica Carmem Seara Leite, Erick Profirio da Silva, de 18 anos, apresentou nesta quarta-feira (29), sua frota de ônibus em miniatura. As peças, confeccionadas pelo estudante, fazem parte de sua colação que, ao todo, somam cinco exemplares, entre ônibus e um caminhão. Para montar os pequenos veículos, Erick utiliza materiais simples, como: papel Panamá, canson; cola tek bond, E.V.A e palito de picolé. 

Foto: divulgação

O morador do bairro Rio da Onça, em Garuva, lembra que seu fascínio por ônibus começou em 2008, com 12 anos, quando encontrou, pela primeira vez, o ônibus da empresa Garuvatur a caminho da escola. “Aí me veio a ideia de ter um ônibus igual aquele e eu resolvi fazer com um cepo de madeira quadrado e com as rodas de um caminhão de brinquedo”, conta o estudante. Daquele dia em diante, Erick decidiu iniciar a coleção. 

Inspirado pelo modelo de ônibus da empresa Garuvatur, Erick iniciou sua coleção em miniaturas. Foto: divulgação

Como não tinha muitos carrinhos de brinquedo para tirar as rodas e colocá-las nas peças da coleção, o estudante lembra que recebeu a ajuda de seus amigos que lhe deram várias ideias, as quais, segue até hoje, como a utilização de materiais mais fáceis de encontrar. “Um amigo meu, seu Henrique, viu que eu gostava de ônibus e me ajudou a fazer um que tenho aqui até hoje”, destaca sobre uma de suas peças que tem há mais de 10 anos.

Para iniciar a montagem de um veículo em miniatura, Erick segue uma cronograma de: montar o projeto no computador; comprar os materiais necessários; montagem e finalização. Leva cerca de oito até dez dias para terminar um exemplar, mas, com tempo livre, pode montar um em apenas cinco dias. 

Atualmente, está em andamento com o projeto da miniatura de um Mercedes 608 d e iniciou as vendas de peças de sua coleção, que são encomendadas pelo WhatsApp (47) 992343029.

Herison Schorr
Herison Schorr

Escritor e jornalista formado pela Faculdade Bom Jesus Ielusc.

Input your search keywords and press Enter.