São Chico inicia campanha contra o sarampo

Acontece, em todas as unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) de São Francisco do Sul, a campanha de vacinação contra o sarampo. O objetivo é reforçar a importância da vacinação junto à população alvo com a faixa etária de 6 meses a 49 anos. Nesta primeira etapa da campanha, o dia “D” mobilização nacional acontecerá no sábado (15), dia em que todas as unidades de saúde estarão abertas das 8 às 17h, sem fechar para o almoço. A Secretaria de Saúde pede para que as pessoas não esqueçam de levar suas cadernetas de vacinação.

De acordo com a enfermeira do Centro de Prevenção e Atenção à Saúde (Cepas), Susan Bayer, não existiam mais casos de sarampo no Brasil, no entanto, após um surto na Europa e a vacinação atrasada da população brasileira, o país enfrentou o reaparecimento da doença. “Vivemos em um mundo globalizado, o surto pode ter começado lá, mas temos muitas pessoas viajando e transitando por todos os lugares.

Doutor Drauzio Varella explica sobre a vacina do sarampo. / Gravação: Drauzio Varella

Ano passado, a cidade de São Paulo apresentou um surto também e, aqui no município, tivemos quatro casos confirmados”, afirma. No mundo, os casos de sarampo cresceram 300% em 2019, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde. No Brasil, o Ministério da Saúde registrou cerca de 13.489 casos de sarampo no ano de 2019. Das 15 mortes confirmadas no país pela doença, 14 foram registradas no estado de São Paulo.

Input your search keywords and press Enter.