Garuva inicia vacinação contra o sarampo

A Secretaria de Saúde de Garuva iniciou nessa segunda-feira (10) a campanha de vacinação contra o sarampo. Para ser vacinado, é preciso levar documento com foto e a carteirinha de vacinação a um dos Postos de Saúde do município.

A doença, que estava erradicada no país, voltou a atingir a população, sendo altamente contagiosa e podendo ser transmitida por meio de saliva em contato com a boca ou olhos. No mundo, os casos de sarampo cresceram 300% em 2019, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde. No Brasil, o Ministério da Saúde registrou cerca de 13.489 casos de sarampo no ano de 2019. Das 15 mortes confirmadas no país pela doença, 14 foram registradas no estado de São Paulo.

Doutor Drauzio Varella explica sobre a vacina do sarampo. / Gravação: Drauzio Varella

Após o contagio, o paciente leva cerca de sete dias para perceber os primeiros sintomas, como febre alta, tosse persistente, coriza e congestão nasal. Em seguida, a pessoa percebe manchas vermelhas pelo rosto, que se espalha até os pés. Caso você perceba esses sintomas, procure atendimento imediatamente, visto que a única forma de prevenção é a vacina.

Além da ação que ocorre entre os dias 10 de fevereiro e 13 de Março, a população poderá se vacinar no sábado, dia 15 de fevereiro, no intitulado “DIA D“, onde todos os Postos de Saúde do município estarão abertos das 8h às 17h, para receber os moradores.

Input your search keywords and press Enter.